Adubação Orgânica e Manejo da Adubação Verde Na Cultura Da Alface Em Sistema Orgânico
PDF

Palavras-chave

adubação orgânica

Como Citar

de Oliveira, L. C., Stangarlin, J. R., Lana, M. do C., Simon, D., & Zimmermann, A. M. (2009). Adubação Orgânica e Manejo da Adubação Verde Na Cultura Da Alface Em Sistema Orgânico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7815

Resumo

O sistema orgânico de produção agrícola preconiza o uso de resíduos orgânicos e plantas, na forma de adubos verdes, como fonte de nutrientes no solo. Como há carência de dados técnicos sobre adubação da cultura da alface (Lactuca sativa L.) em sistema de cultivo orgânico, o presente trabalho teve o objetivo de estudar práticas mais convenientes de adubação que auxiliem na produtividade da cultura. O trabalho foi realizado comparando manejos da mucuna preta incorporada ou não e adubos orgânicos sólidos, esterco bovino, composto, adubo orgânico comercial e testemunha sem adubação. Para as quatro características agronômicas avaliadas, área de projeção de saia, número de folhas, peso fresco e seco total da parte aérea, o tratamento com adubo orgânico comercial apresentou melhores resultados. Quanto ao manejo da mucuna, preta o não revolvimento do mostrou-se mais eficiente.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.