Biomassa Microbiana em Cultivo de Alface sob Diferentes Adubações Orgânicas e Manejo da Adubação Verde
PDF

Palavras-chave

adubação orgânica

Como Citar

de Oliveira, L. C., Stangarlin, J. R., Lana, M. do C., Simon, D., & Zimmermann, A. M. (2009). Biomassa Microbiana em Cultivo de Alface sob Diferentes Adubações Orgânicas e Manejo da Adubação Verde. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7813

Resumo

Devido à carência de dados técnicos sobre adubações orgânicas na cultura da alface (Lactuca sativa L.), e uma avaliação quanto à sua influência nas características do solo, este trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes sistemas de manejo do adubo verde mucuna e o uso de adubação orgânica sólida sobre a biomassa microbiana do solo em área de cultivo de alface. Os tratamentos consistiram do manejo da mucuna preta, incorporada ou não ao solo, e aplicação de esterco bovino, composto e adubo orgânico comercial. O parâmetro avaliado foi biomassa microbiana nas épocas: momento do manejo da mucuna; aos 15, 55 e 105 dias após esse manejo. Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.