Indução de Resistência a Doença em Soja (Glycine max (L.) Merr.) Mediada por Entomopatógenos
PDF

Palavras-chave

Soja orgânica
Controle Biológico
Entomopatógeno
Fitoalexina

Como Citar

Zanotti, J., Gouvea, A. de, Pizzatto, M., Mazaro, S. M., Possenti, J. C., Venturini, T., & Api, I. (2009). Indução de Resistência a Doença em Soja (Glycine max (L.) Merr.) Mediada por Entomopatógenos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7809

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação de entomopatógenos sobre a produção de fitoalexinas, o desenvolvimento de doenças e a produtividade de soja. O trabalho foi realizado in vitro e in vivo na UTFPR Campus Dois Vizinhos, avaliou-se Baculovírus, Bacillus thuringiensis e Metarhizium anisopliae, isoladamente ou em combinações. A bactéria B. thuringiensis induziu a produção de fitoalexinas gliceolinas em cotilédones de soja, reduziu a incidência de oídio causado por Microsphaera diffusa, reduziu a desfolha provocada por herbívoros em soja, não inteferindo, contudo, na produtividade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.