Uso dos medicamentos homeopáticos Sulphur e Ferrum sulphuricum no controle da doença Pinta Preta em tomateiro
PDF

Palavras-chave

homeopatia
Lycopersicon esculentum Mill
Alternaria solani
controle alternativo.

Como Citar

Toledo, M. V., Stangarlin, J. R., & Bonato, C. M. (2009). Uso dos medicamentos homeopáticos Sulphur e Ferrum sulphuricum no controle da doença Pinta Preta em tomateiro. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7804

Resumo

O tomate é umas das hortaliças mais consumidas no Brasil e apresenta diversos problemas fitossanitários. Uma das doenças mais importantes e que compromete a produção brasileira é a pinta preta. Os tratamentos atualmente utilizados possuem baixa eficiência e de custo ambiental alto. Por sua vez, a homeopatia tem se mostrado potencialmente útil no controle de algumas doenças. Além do que, por serem altamente diluídas, as soluções homeopáticas apresentam impacto ambiental irrelevante. O presente trabalho teve como objetivo o controle da pinta preta do tomateiro pelos medicamentos homeopáticos Sulphur e Ferrum sulphuricum em 6, 12, 30 e 60CH. Os resultados indicaram que Sulphur em 12 e 30CH minimizaram a severidade da doença pinta preta aos dez dias após a inoculação do patógeno, e aos quatorze dias para 6 e 30CH. Ferrum sulphuricum em 12 e 60CH reduziram a severidade aos dez dias e em 12 e 30CH aos quatorze dias. Isto indica o potencial desses medicamentos para o controle alternativo de doenças do tomateiro.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.