Controle da Pinta Preta em Tomateiro com Soluções Homeopáticas de Propolis
PDF

Palavras-chave

Homeopatia

Como Citar

Toledo, M. V., Stangarlin, J. R., & Bonato, C. M. (2009). Controle da Pinta Preta em Tomateiro com Soluções Homeopáticas de Propolis. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7803

Resumo

O tomate é a segunda hortaliça consumida no Brasil e apresenta diversos problemas fitossanitários. A homeopatia tem se mostrado como potencial no controle de doenças e por utilizar soluções altamente diluídas é de baixo custo e impacto ambiental irrelevante. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o controle da doença pinta preta em tomateiro através da pulverização de soluções homeopáticas de Propolis em 6, 12, 30 e 60CH e verificar o potencial como agente abiótico de indução de resistência. Os resultados mostraram que todas as dinamizações interferiram no desenvolvimento da doença e aos 14 dias após a inoculação do patógeno, a severidade se apresentou menor do que os controles com solução hidroalcóolica e água destilada. Isto indica o potencial de soluções homeopáticas de própolis para controle de pinta preta no tomateiro.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.