Conhecimento sobre leite 'ecológico' pelo consumidor na cidade de Porto Alegre/RS
PDF

Palavras-chave

leite ecológico
consumo de lácteos
cadeias agroalimentares

Como Citar

Fernandez, V. N., & Zanela, M. B. (2009). Conhecimento sobre leite ’ecológico’ pelo consumidor na cidade de Porto Alegre/RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7798

Resumo

O consumo de alimentos produzidos em base ecológica cresce no Brasil por aqueles que buscam vida mais saudável e menor impacto ambiental. Apesar desta expansão, no que se refere ao leite ‘ecológico’ o consumidor ainda demonstra ter pouco conhecimento sobre as características relacionadas à produção, o que pode ser um entrave ao desenvolvimento deste setor produtivo. Através de 150 questionários aplicados em Porto Alegre/RS verificou-se o nível de conhecimento do consumidor sobre leite ecológico. O objetivo foi saber quanto ele conhece sobre a produção desse alimento, fornecer dados para direcionar ações de conscientização a este respeito e destacar os pontos chave para inserção deste setor no mercado. Apenas 32,7% dos entrevistados ‘declarou conhecer’ leite ecológico; 56% não sabem o que envolve sua produção e 7,4% o confunde com leite cru ou extrato de soja; só 14% já o provaram e outros 12,7% tem receio de prová-lo. Os resultados demonstram o desconhecimento da população, sendo necessário fornecer informações para fundamentar as qualidades do leite ecológico e motivar seu consumo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.