Efeito de Inseticidas Botânicos sobre a Atratividade e Preferência para Oviposição de Bemisia tabaci Biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) em Tomateiro
PDF

Palavras-chave

Solanum lycopersicum
extratos vegetais
Azadirachta indica

Como Citar

Prado Ribeiro, L., Jensen Vasconcelos, C., Vandramim, J. D., de Godoy Oriani, M. A., & Lissner, R. A. (2009). Efeito de Inseticidas Botânicos sobre a Atratividade e Preferência para Oviposição de Bemisia tabaci Biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) em Tomateiro. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7794

Resumo

Objetivou-se neste estudo avaliar, em condições de laboratório, a ação de inseticidas botânicos sobre a atratividade de adultos e na preferência para oviposição de Bemisia tabaci biótipo B, em testes com e sem chance de escolha. Para isso, foram testados os extratos aquosos a 5% (p/v) de losna-branca (Parthenium hysterophorus), maria-mole (Senecio brasiliensis), flor-de-mel (Thitonia diversifolia) e baga-de-morcego (Trichilia pallens); além dos inseticidas botânicos comerciais Organic Neem® a 1% (v/v), NeemAzal T/S® a 0,5% (v/v) e Roteline® a 1% (v/v). Em ambos os testes, 4 e 24 horas após a infestação, foi realizada a contagem do número de insetos repousados na superfície de cada folíolo. A avaliação da oviposição foi realizada após 24 horas da exposição dos folíolos aos adultos, através da contagem do número de ovos na superfície abaxial dos folíolos. Os inseticidas botânicos NeemAzal T/S® e Organic Neem® mostraram-se alternativas promissoras para o manejo de B. tabaci biótipo B.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.