Aves caipiras: oportunidade de renda e soberania alimentar
PDF

Palavras-chave

raças tradicionais
agroecologia
tecnologias alternativas

Como Citar

Grisa, S., Coutinho, A. L., & Zachow, K. (2009). Aves caipiras: oportunidade de renda e soberania alimentar. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7786

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos agricultores ecológicos da região Oeste do Paraná que produzem aves de raças tradicionais, denominadas “caipiras”. O trabalho teve inicio em 2008, a principal atividade foi o resgate de raças de aves caipiras, visando a pluriatividade econômica e a soberania alimentar. No período de um ano os agricultores tiveram oportunidade de participar de vários cursos sobre o manejo de aves caipiras, técnicas de produção de pintainhos, técnicas de abate e legislação. Foram fornecidos pintainhos de 6 raças diferentes com aptidão para produção de ovos e carne. Os pintainhos fornecidos as famílias definidas pelos grupos foram alimentados com produtos alternativos, e quando apresentavam problemas sanitários recebiam a assessoria técnica dos bolsistas de projeto financiado pela Seti e executado pela Unioeste, em parceria com o CAPA.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.