Avaliação Microbiológica, pH e Umidade de Diferentes Fases de Maturação do Biofertilizante Bokashi
PDF

Palavras-chave

compostagem
biofertilizante Bokashi
análise microbiológica

Como Citar

Magrini, F. E., Venturin, L., & Camatti Sartori, V. (2009). Avaliação Microbiológica, pH e Umidade de Diferentes Fases de Maturação do Biofertilizante Bokashi. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7782

Resumo

Atualmente, diversas práticas alternativas vêm sendo adotadas na agricultura a fim de reduzir o uso de insumos externos. Uma das alternativas é o uso de biofertilizantes que incorporam ao solo matéria orgânica e nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. O objetivo deste trabalho foi analisar a microbiota, pH e umidade de diferentes fases de maturação do biofertilizante Bokashi. As variações de pH e umidade estabilizaram aos 60 dias do processo de maturação. Na análise microbiológica, as leveduras foram o grupo mais representativo, seguido pelas bactérias e fungos. Os fungos identificados pertencem a diferentes gêneros, destacando-se Aspergillus sp., Dactylium sp. e Rhizopus sp. na fase final de maturação do composto. Os resultados obtidos permitem concluir que ocorrem redução no número de microrganismos, visto que os fungos fitopatogênicos, não estão presentes na fase final de maturação do composto, demonstrando que o mesmo pode ser aplicado ao solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.