Controle da Lagarta Preta do Girassol (Helianthus annus) Com Produtos Naturais
PDF

Palavras-chave

Chosyne lacinia saundersi
óleo de nim
ácido pirolenhoso
Beauveria bassiana
manipueira.

Como Citar

Guirado, N., Ambrosano, E. J., Rossi, F., & Dias, F. L. F. (2009). Controle da Lagarta Preta do Girassol (Helianthus annus) Com Produtos Naturais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7781

Resumo

O trabalho teve por objetivo o controle da lagarta preta, para tanto conduziu-se três experimentos. Um sob condição de campo, avaliando-se fitotoxicidade ao girassol e toxicidade às abelhas e, outros dois sob condições de laboratorio avaliando-se a mortalidade e interferência na ecdise. Nos experimentos utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso com 7 tratamentos: Beauveria bassiana - 6 kg ha-1; manipuera - 100%; manipuera diluida - 50%; óleo de nim - 1%; óleo de nim - 0,5% + ácido pirolenhoso - 1%; ácido pirolenhoso - 1% e testemunha, com aplicação de água com 6 repetições. Nenhum tratamento foi fitotoxico ao girassol e nem afetou as abelhas. O óleo de nim a 1% e óleo de nim 0,5% + ácido pirolenhoso 1% foram eficientes no controle, diferindo estatisticamente dos demais tratamentos os quais não diferiram entre si.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.