Agricultura de Base Ecológica como Instrumento para o Desenvolvimento Rural Sustentável: Análise Conjuntural de uma Unidade Agrícola Familiar sob a Ótica da Produção Agroecológica com Enfoque Sistêmico
PDF

Palavras-chave

agricultura familiar
agroecossistema
agroecologia
sistema de produção

Como Citar

Reichert, L. J., Horn, F. L., & Casalinho, H. D. (2009). Agricultura de Base Ecológica como Instrumento para o Desenvolvimento Rural Sustentável: Análise Conjuntural de uma Unidade Agrícola Familiar sob a Ótica da Produção Agroecológica com Enfoque Sistêmico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7777

Resumo

A busca pela sustentabilidade dos agroecossistemas de produção agrícola familiar, alicerçada em princípios e técnicas agroecológicas vem sendo amplamente discutida por entidades de ensino, pesquisa e extensão, visando ampliar cada vez mais a aplicação dessas tecnologias nas unidades de produção familiar. Com este objetivo, um grupo de alunos do curso de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas, realizou visita técnica em uma unidade agrícola que pratica a agroecologia há seis anos. A unidade localizada no interior do município de Morro Redondo - RS possui uma área de apenas seis hectares e desenvolve um sistema de produção bem diversificado entre cultivos e criações. Neste trabalho é relatado o manejo e as práticas agroecológicas utilizadas pela unidade, e foi apurada a renda bruta obtida durante o exercício de 2008 que alcançou a cifra de R$ 15.452,80, entre os produtos comercializados e do autoconsumo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.