Valoração Econômica de Bens Ambientais: um Suporte à Formulação de Políticas Públicas para o Turismo em Áreas Naturais
PDF

Palavras-chave

valoração ambiental
conservação
turismo sustentável

Como Citar

Casimiro Filho, F., & Costa, M. I. E. (2009). Valoração Econômica de Bens Ambientais: um Suporte à Formulação de Políticas Públicas para o Turismo em Áreas Naturais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7776

Resumo

A determinação do valor dos recursos naturais, em particular das paisagens e de outros recursos turísticos que constituem motivo de deslocamento das pessoas é crucial para o desenvolvimento sustentável do turismo. Assim, este trabalho tem como objetivo fazer uma breve descrição dos valores ambientais e apontar de que forma estes valores podem ser utilizados na conservação dos recursos ambientais que são explorados pela atividade turística. Conclui-se que a valoração econômica de bens ambientais é fundamental para elaboração eficaz de planejamento e para a execução de projetos turísticos, Além disso, é fundamental para fornecer subsídios aos órgãos responsáveis pela elaboração e execução de políticas de conservação desses recursos, principalmente no cálculo de multas ou outro tipo de punição/compensação por danos ambientais causados aos recursos naturais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.