Produtividade de cebolinha e rabanete, cultivados solteiros e consorciados, sob manejo orgânico
PDF

Palavras-chave

Allium fistulosum
Raphanus sativus
consorciação

Como Citar

Massad, M. D., Oliveira, F. L. de, Fávero, C., & Dutra, T. R. (2009). Produtividade de cebolinha e rabanete, cultivados solteiros e consorciados, sob manejo orgânico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7767

Resumo

Avaliou-se o desempenho do consórcio entre cebolinha comum e o rabanete, sob manejo orgânico. O trabalho foi desenvolvimento na VEM, em Diamantina-MG. Usou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. Na cebolinha avaliou-se massa fresca total e dos perfilhos (g/planta), diâmetro do pseudocaule (cm), número e comprimento dos perfilhos, e número de maços. No rabanete as avaliações foram massa fresca total e da raiz (g/planta), e diâmetro da raiz (cm). Não houve diferença significativa relacionada à produtividade da cebolinha ou rabanete, independente do tipo de manejo. O IEA alcançou 1,76, significando que o consórcio foi efetivo. Conclui-se a viabilidade do consórcio na otimização do uso da área, além de gerar renda extra para o agricultor em uma mesma área física.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.