Desempenho de Extratos Aquosos de Solanum fastigiatum var. acicularium Dunal. (Solanaceae) no Controle de Brevicoryne brassicae Linnaeus (Hemiptera: Aphididae)
PDF

Palavras-chave

botânico
Solanum sp.
pulgão-da-couve

Como Citar

Lovatto, P., Voos, J. G., Strohschoen, E., & Alcayaga, E. L. (2009). Desempenho de Extratos Aquosos de Solanum fastigiatum var. acicularium Dunal. (Solanaceae) no Controle de Brevicoryne brassicae Linnaeus (Hemiptera: Aphididae). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7759

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi investigar a eficiência de extratos de jurubeba (S. fastigiatum var. acicularium) no controle do pulgão-da-couve (B. brassicae) em experimentos de campo na cultura da couve (Brassicae olereaceae var. acephala). Os extratos foram elaborados a partir da maceração das folhas submetidas à técnica de extração a quente por decocção. Trabalhou-se com blocos ao acaso, com 10 repetições, sendo cada parcela constituída por uma linha de cultura com 20 plantas e as avaliações realizadas a cada 10 dias através da contagem do número de pulgões vivos. Os resultados indicaram que houve uma diferença significativa (P<0,0001) entre o número de pulgões observados nas plantas controle e naquelas que receberam tratamento com o extrato de jurubeba.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.