Influência dos Sistemas de Irrigação por Aspersão e Gotejamento na Ocorrência de Oídio em Tomateiro Cultivado em Sistema Orgânico de Produção
PDF

Palavras-chave

fitopatologia
controle alternativo de doenças
cultivo de tomate orgânico

Como Citar

Baptista, M. J., Marouelli, W. A., & Resende, F. V. (2009). Influência dos Sistemas de Irrigação por Aspersão e Gotejamento na Ocorrência de Oídio em Tomateiro Cultivado em Sistema Orgânico de Produção. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7757

Resumo

Foi conduzido um experimento na área de pesquisa em produção orgânica da Embrapa Hortaliças, Distrito Federal, para avaliar o efeito da irrigação por aspersão e por gotejamento na incidência de oídio (Oidiopsis haplophylli = Oidiopsis taurica) em tomateiro produzido em sistema orgânico de produção. Os dados de severidade da doença foram submetidos à comparação de médias e ajustada a curva de progresso da doença em cada tratamento. Os resultados indicaram que a irrigação por gotejamento favoreceu a maior severidade do oídio no tomateiro e que a irrigação por aspersão pode ser utilizada como uma estratégia viável para o controle de oídio em sistemas orgânicos de produção. A produtividade de frutos não foi influenciada pelos tratamentos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.