Utilização de Manipueira como Adubo Natural Alternativo para a Cultura do Morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.)
PDF

Palavras-chave

Manihot esculenta
morango
produtividade.

Como Citar

Borszowskei, P. R., Romaniw, J., Milleo, R. D. de S., & Ahrens, D. C. (2009). Utilização de Manipueira como Adubo Natural Alternativo para a Cultura do Morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7749

Resumo

O trabalho foi conduzido em uma propriedade de regime familiar, no município de Rio Azul – PR. A cultivar de morangueiro utilizada foi a Camino Real. O delineamento experimental adotado foi o de blocos inteiramente casualizados, com cinco repetições. Os tratamentos consistiram em: T1-água (testemunha); T2-Manipueira diluída em água na proporção de 1:6; T3-Manipueira diluída em água na proporção de 1:4; T4-Manipueira diluída em água na proporção de 1:2. Avaliou-se o peso total dos frutos (PTF, em gramas) referente a cada tratamento das respectivas parcelas. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste Tukey 5% (Pr<0,05). Com os resultado foi possível concluir que o tratamento 1:6 obteve maiores médias de produção nos dois anos agrícolas avaliados.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.