Levantamento de Aspectos Históricos da Produção Leiteira no Processo de Ocupação do Cerrado Goiano.
PDF

Palavras-chave

Bovinocultura
Campesinato
Cerrado.

Como Citar

Silva, A. B., Neves, A. P., & de Queiroz, J. G. (2009). Levantamento de Aspectos Históricos da Produção Leiteira no Processo de Ocupação do Cerrado Goiano. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7745

Resumo

Este trabalho analisa aspectos históricos que indicam a importância da produção leiteira na reprodução do campesinato no Cerrado goiano, em especial nas comunidades Retiro, Município de Goiás, e Retiro Velho, Município de Itapirapuã. Para essa análise utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva e exploratória, de caráter qualitativo através de entrevistas semi-estruturadas, além do resgate histórico da produção leiteira desde a inserção econômica dos bovinos, até a atual situação da produção familiar no Estado. A produção leiteira é a atividade produtiva de maior expressão nas unidades de produção estudadas, entretanto, a matriz tecnológica com interesses mercadológicos vem submetendo estas famílias a tornarem-se dependentes de recursos externos. Dentro deste contexto surge a agroecologia, como uma opção às famílias camponesas, capaz de articular os aspectos sociais, econômicos e ecológicos dentro de novas relações de produção e de consumo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.