Levantamento Fitopatológico de Seis Cultivares de Cana-de-açúcar sob o Cultivo Orgânico na Unidade Experimental da Universidade do Sul de Santa Catarina, em Braço do Norte (SC)
PDF

Palavras-chave

Ferrugem. Mancha anelar. Estria Vermelha.

Como Citar

Menegaz de Farias, P., & Cabral, S. T. (2009). Levantamento Fitopatológico de Seis Cultivares de Cana-de-açúcar sob o Cultivo Orgânico na Unidade Experimental da Universidade do Sul de Santa Catarina, em Braço do Norte (SC). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7744

Resumo

O levantamento foi realizado em seis cultivares de cana-de-açúcar, Saccharum officinarum (L.), sob cultivo orgânico na Unidade Experimental da Universidade do Sul de Santa Catarina. As cultivares avaliadas foram: Sem palha, CB 45-3, RB 72-454, IAC 82-2045, Vermelha 02, IAC 87-3396. O levantamento ocorreu por meio da coleta de material vegetal (folha), por variedade, em quatro repetições, totalizando 24 parcelas. Foram realizadas 3 coletas, de maneira aleatória, efetuando-se uma coleta por mês em cada repetição por variedade. As doenças encontradas foram: mancha anelar (Leptosphaeria sachari); estria vermelha (Pseudomonas rubrilineans); ferrugem (Puccinia melanocephala) e carvão da cana (Ustilago scitaminea); a doença com maior incidência foi ferrugem, seguida de mancha anelar; a doença de menor incidência foi o carvão da cana; o cultivo da cana-de-açúcar no modelo orgânico necessita de maiores estudos e tecnologia adequada.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.