Planejamento Agroflorestal Participativo na Região dos Faxinais de Prudentópolis, PR.
PDF

Palavras-chave

Sistemas Agroflorestais
Metodologias Participativas
Sustentabilidade

Como Citar

Silveira Franco, F., Moreira dos Santos, V. M., Paes de Camargo, J. A., & Schirlo, M. . T. (2009). Planejamento Agroflorestal Participativo na Região dos Faxinais de Prudentópolis, PR. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7743

Resumo

Os sistemas agroflorestais podem ser considerados práticas antigas, porque são utilizados há muito tempo por agricultores tradicionais e populações indígenas em diversas regiões do mundo. Por outro lado são modernos enquanto área de conhecimento e pesquisa principalmente nos meios acadêmicos, por se aproximarem muito do ideal de desenvolvimento sustentável, muito discutido atualmente. Desta forma, o presente trabalho busca relatar a linha metodológica utilizada para a sensibilização e planejamento participativo de sistemas agroflorestais adaptados às condições sócio-ambientais na região dos faxinais de Prudentópolis-PR. O processo participativo de construção dessas experiências resultou em um desenho diferente a cada implantação realizada, pois levou em consideração os objetivos do agricultor que estava implantando o sistema em sua propriedade, as características de cada local, e o conhecimento de manejo do agricultor. Além disso, pode-se citar a rica troca de experiência entre os agricultores e técnicos presentes, e a valorização dos saberes tradicionais, o que poderá contribuir para continuidade e sustentabilidade dos sistemas implantados.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.