Influência do Impulso de Ascendência e Descendência Lunar e do Tamanho da Semente na Emergência de Plântulas Murici
PDF

Palavras-chave

Byrsonima crassifolia
agricultura biodinâmica
ciclo lunar

Como Citar

Oliveira, R. T., Freitas, J. B. S., & Rafael, M. S. S. (2009). Influência do Impulso de Ascendência e Descendência Lunar e do Tamanho da Semente na Emergência de Plântulas Murici. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7737

Resumo

Um dos princípios da agroecologia é o respeito à dinâmica natural dos agroecossistemas, da qual fazem parte os ciclos lunares, que indicam o momento adequado à intervenção humana. Com o propósito de avaliar o efeito do impulso ascendente e descendente lunar sobre a emergência de plântulas de murici originárias de diferentes matrizes, caracterizou-se as plantas através da biometria dos frutos e sementes e o peso de 100 pirênios. As datas de semeio foram 13/01/09 (lua ascendente) e 22/01/09 (lua descendente). Avaliou-se o surgimento de plântulas durante doze semanas, determinou-se: a emergência (%EP), o índice de velocidade de emergência (IVE), o tempo médio de emergência (TME) e a massa seca (MS) das plântulas. Não houve diferença estatística entre os tratamentos, no entanto verificou-se as médias de %EP, IVE e MS foram superiores no semeio em lua ascendente e em sementes grandes demonstrando maior eficiência desses tratamentos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.