Instalação de Composteiras para Aproveitamento de Resíduos em Horta Orgânica Comunitária
PDF

Palavras-chave

horta comunitária
compostagem
economia-solidária

Como Citar

Maluta, N. K. P., Machado, M. H., Seifert, A. L., & Pissinati, A. (2009). Instalação de Composteiras para Aproveitamento de Resíduos em Horta Orgânica Comunitária. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7729

Resumo

Alunos de Agronomia da UEL desenvolvem atividades em horta comunitária no município de Cambé-PR desde 2004, em espaço cedido pela prefeitura, visando a transferência de conhecimento sobre técnicas de plantio de hortaliças, produção e manutenção de compostagens e aplicação do composto em canteiros, à 17 famílias participantes da Horta Comunitária Jardim Campos Verdes. Visa-se ainda por parte das famílias, a produção de hortaliças e plantas medicinais orgânicas adubadas com composto orgânico para geração de trabalho e renda, dentro dos princípios da Economia Solidária, ou seja: cooperação, solidariedade, auto-gestão e dimensão econômica. A troca mútua de conhecimento entre a comunidade e os estudantes, a geração de renda da comunidade através da comercialização dos produtos orgânicos e a destinação sustentável das sobras de alimentos e restos culturais para produção do composto, utilizado como agente benéfico na melhoria das estruturas do solo, sendo estes resultados os mais expressivos desde o início do projeto.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.