Relato de Experiência no Controle de Infestação de Piolho em Aves de Postura em Propriedade de Frango Caipira, no Município de Campinas do Sul/RS
PDF

Palavras-chave

Nosódio – medicamento preparado a partir do agente causador da doença
infecção ou infestação

Como Citar

Mendonça, A. (2009). Relato de Experiência no Controle de Infestação de Piolho em Aves de Postura em Propriedade de Frango Caipira, no Município de Campinas do Sul/RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7727

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência com ectoparasitas em galinhas poedeiras criadas na propriedade de Ana Antônia Marmentini, no município de Campinas do Sul-RS, na região do Alto Uruguai. Para este tratamento foi realizado em bioterápico do piolho Mallophagos, para combater o parasita em um lote de 260 aves. Foram coletados aproximadamente 50 piolhos de quatro galinhas, na região do pescoço e das asas, onde se detectou a maior diversidade parasitária. O medicamento preparado foi um nosodium em 12 CH, e utilizado sob 2 formas: pulverizado no ambiente e fornecido na alimentação durante 14 dias. Além do nosódio foi utilizado o medicamento STAPHYSAGRIA 18 CH, na alimentação somente.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.