Principais Insetos-praga e Inimigos Naturais no Sistema de Produção Orgânica de Maçãs
PDF

Como Citar

Santos, J. P. dos, & Gonçalves, P. A. de S. (2009). Principais Insetos-praga e Inimigos Naturais no Sistema de Produção Orgânica de Maçãs. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7722

Resumo

Este trabalho teve como objetivos avaliar a ocorrência dos principais insetos-praga e de inimigos naturais associados à cultura da macieira conduzida no sistema de produção orgânica. O estudo foi realizado na Epagri/Estação Experimental de Caçador, SC, de novembro de 2008 a maio de 2009. A avaliação de inimigos naturais foi feita quinzenalmente e a de insetos-praga semanalmente. A coleta de inimigos naturais foi realizada em 20 árvores de maneira aleatória. A população de inimigos naturais e insetos-praga foram avaliados por exame visual, que consistiu na observação por dois minutos em cada planta. Armadilhas também foram utilizadas para capturar insetos-praga. A mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus) é a praga mais importante economicamente, pela frequente ocorrência, dificuldade de controle e prejuízos causados à cultura. As aranhas e joaninhas foram observadas em maior quantidade e durante todo o período de estudo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.