Seleção de Bactérias Solubilizadoras de Fosfato Inorgânico, Presentes em Líquido Ruminal Bovino
PDF

Palavras-chave

promoção de crescimento vegetal
solubilização de fosfato

Como Citar

Shiomi, H. F., Dedordi, C., & Vicensi, M. (2009). Seleção de Bactérias Solubilizadoras de Fosfato Inorgânico, Presentes em Líquido Ruminal Bovino. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7716

Resumo

No presente trabalho realizou-se uma seleção de isolados bacterianos presentes em líquido ruminal bovino, com habilidade metabólica de solubilizar duas fontes diferentes de fosfato inorgânico (fosfato de Al e fosfato de Ca), em testes in vitro. Para o isolamento foi utilizado o método da diluição seriada até 10-4 e plaqueamento em meio extrato de levedura (EL), suplementado, de forma individual, com as fontes de fosfato inorgânico. A seleção foi realizada por análise visual, pela observação da presença de um halo transparente ao redor da colônia. Foram selecionados cinco isolados com habilidade metabólica para solubilizar fosfato de cálcio e seis para fosfato de alumínio. Os isolados mais promissores foram multiplicados e armazenados para utilização futura, pela microbiolização de sementes com esses isolados, para verificação de solubilização de fosfato presente em pó de basalto e promoção de crescimento vegetal.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.