Produção Orgânica de Acerola: Garantia de sustentabilidade socioeconômica e ambiental para agricultores familiares da Serra da Ibapaba-Ceará
PDF

Palavras-chave

agricultura familiar
clones de acerola
produção orgânica.

Como Citar

Araújo, J. B. C., Mattos, A. L. A., Vidal Neto, F. das C., & Pimentel, J. C. M. (2009). Produção Orgânica de Acerola: Garantia de sustentabilidade socioeconômica e ambiental para agricultores familiares da Serra da Ibapaba-Ceará. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7708

Resumo

Em 2004 a Embrapa Agroindústria Tropical firmou parceria com a empresa Amway Corporation para o desenvolvimento de clones de acerola com alto valor de vitamina C. adquirindo assim, 42.000 mudas dos clones BRS 235 ou Apodi, BRS 236 ou Cereja, BRS 237 ou Roxinha e BRS 238 ou Frutacor, para cultivo próprio e distribuição entre produtores parceiros, nos municípios de Ubajara e Marco no Estado do Ceará. Toda a produção de acerola é orgânica, isso veio a beneficiar os pequenos agricultores familiares dessas regiões, pois produziam hortifrutigranjeiros o que além de não ser uma atividade rentável devido a baixa produção no período chuvoso, ao ataque de pragas e doenças e consequentemente o uso indiscriminado de agroquimícos, causando impactos negativos tanto a saúde humana quanto ao meio ambiente, para esse agricultores familiares a adoção da tecnologia clones de acerola com produção orgânica possibilitou melhoria nas condições de trabalho, no aumento da renda e na qualidade de vida.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.