Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do plantio direto orgânico de alface com doses de composto orgânico e efeito residual sobre cobertura morta e viva com Arachis pintoi e resteva natural. Foi utilizado delineamento em blocos casualizados em esquema de parcela subdividida com quatro repetições. As parcelas corresponderam aos sistemas de plantio direto com cobertura viva de Arachis pintoi e resteva natural, plantio direto com palhada de resteva natural e preparo convencional (canteiro e solo descoberto). As subparcelas representavam as doses de composto orgânico 10, 20 e 30 t ha-1 no primeiro experimento e no segundo experimento do efeito residual de 25, 50 e 75 t ha-1 de composto, proveniente de três cultivos anteriores. O plantio direto na palha proporcionou melhor desempenho agronômico comparado ao plantio convencional, no primeiro plantio na dose de 10 t ha-1, a produtividade foi semelhante às doses crescentes e no segundo experimento houve aumento linear da produtividade conforme o aumento da adubação orgânica.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.