Análise da Sustentabilidade na Pesca Artesanal
PDF

Palavras-chave

indicador sustentabilidade
biograma
índice sustentabilidade

Como Citar

Cotrim, D. S. (2009). Análise da Sustentabilidade na Pesca Artesanal. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7702

Resumo

Esse artigo tem a pretensão de discutir uma metodologia de análise da sustentabilidade de sistemas de produção na pesca artesanal. Buscou-se a adequação de estudos de sustentabilidade construídos para a agricultura para seu uso com pescadores. Desta forma, procurou-se fazer uma aproximação entre Agroecologia e Pesca. No estudo, dentro da delimitação da tipologia de pescadores artesanais, foi utilizada a abordagem sistêmica. Definiram-se quatro dimensões de análise da sustentabilidade, sendo: os aspectos sociais, econômicos ambientais e políticos. Dentro de cada dimensão foram construídos indicadores de sustentabilidade adequados à pesca artesanal, com base em princípios agroecológicos. Foram estabelecidos também índices de sustentabilidade que congregaram as quatro dimensões composta de nove indicadores. A apresentação dos resultados utilizou o gráfico tipo radar, biograma, que possibilitou a visão multidimensional. Conclui-se que a metodologia adotada foi adequada na avaliação da sustentabilidade de pescadores artesanais, sendo um passo na aproximação entre Agroecologia e Pesca e possibilitando vislumbres importantes sobre o tema.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.