Cidadania, Solidariedade e Agroecologia no Asilo Lar das Servas de Maria localizado em Cáceres, MT, Brasil.
PDF

Palavras-chave

Olericultura
manejo agroecológico
interdisciplinaridade.

Como Citar

Theodoro, V. C. de A., & Júnior, S. S. (2009). Cidadania, Solidariedade e Agroecologia no Asilo Lar das Servas de Maria localizado em Cáceres, MT, Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7689

Resumo

A busca do aprimoramento dos processos didático-pedagógicos desenvolvidos na UNEMAT, no curso de Agronomia, foi idealizada neste trabalho visando a aplicação dos conhecimentos em Agroecologia, na construção de profissionais mais humanistas e com visão holística da agricultura. A experiência foi vivenciada no Asilo Lar Servas de Maria em Cáceres/MT, durante um ano e meio (de 08/2007 a 12/2008), capacitando tecnicamente os acadêmicos a conduzirem o quintal agroflorestal do asilo, através da interdisciplinaridade das disciplinas de Olericultura e Sistemas Agroflorestais, com reflexos positivos no desenvolvimento da cidadania e solidariedade. Os acadêmicos introduziram novas espécies de condimentos, plantas medicinais e olerícolas, bem como realizaram manejos nas espécies frutíferas. Alguns acadêmicos desenvolveram a capacidade de dar atenção e afeto aos idosos tornando a experiência de vivenciar esse trabalho muito gratificante e edificante no seu caráter espiritual.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.