Atributos Físicos de um Neossolo Quartzarênico sob Pastagem de Brachiaria humidicula Adubada
PDF

Palavras-chave

Adubação orgânica
Densidade do solo
Porosidade total

Como Citar

Araújo, Érica de O., Souza, K. M. de, Cremon, C., & Rosa, G. A. P. (2009). Atributos Físicos de um Neossolo Quartzarênico sob Pastagem de Brachiaria humidicula Adubada. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7687

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência das diferentes fontes de nutrientes (química e orgânica) nos atributos físicos do solo. O experimento foi instalado na fazenda Graça Branca, em Cáceres, MT. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso (DBC), com 7 tratamentos e 4 repetições, manejadas sob pastagem de Brachiaria humidicola. Os atributos físicos analisados foram: densidade do solo, densidade de partícula e porosidade do solo. Os tratamentos foram aplicados sob pastagem de Brachiaria humidicola, em parcelas de 20 m2. As avaliações de solo foram realizadas na camada de 0 a 20 cm de profundidade, na parcela com área útil de 12 m2, sendo coletadas duas amostras indeformadas por parcela, com auxílio de anéis com volume conhecido. Os resultados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de SNK ao nível de 5% de probabilidade. Os resultados demonstraram que os atributos físicos do solo não variam significativamente em função dos tratamentos adotados, necessitando assim de um tempo maior para expressão dos mesmos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.