Ação da Cal Hidratada sobre Danos de Mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus (Wiedemann, 1830) (Diptera: Tephritidae), em Ameixeira Cultivada em Sistema Orgânico
PDF

Palavras-chave

Prunus salicina
inseto-praga
Agroecologia
agricultura orgânica.

Como Citar

Gonçalves, P. A. de S., & Santos, J. P. dos. (2009). Ação da Cal Hidratada sobre Danos de Mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus (Wiedemann, 1830) (Diptera: Tephritidae), em Ameixeira Cultivada em Sistema Orgânico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7678

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da cal hidratada no manejo de mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus) em ameixeira conduzida em sistema orgânico. O experimento foi conduzido na Epagri/Estação Experimental de Ituporanga, SC, de outubro a dezembro de 2008. Os tratamentos foram: pulverização de cal hidratada a 1% diluída em água e testemunha (sem aplicação). As aplicações de cal foram semanais a partir de 14/10/2008 até 17/12/2008, com um total de nove pulverizações. As cultivares utilizadas foram Irati, Pluma e Rosa Mineira. As variáveis avaliadas foram o número de larvas/fruto, a porcentagem de perdas de frutos e o teor de açúcar (graus Brix/fruto). A amostragem para avaliar a incidência e danos causados pelo inseto foi de 20 frutos/planta e para o teor de açúcar de 10 frutos/planta. Os tratamentos não diferiram entre si pelo teste de Mann-Whitney ao nível de 5% de probabilidade para todas as variáveis avaliadas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.