As Estratégias Metodológicas de Conversão de Sistemas de Produção Convencional para Sistemas Orgânicos
PDF

Palavras-chave

agricultura orgânica
estratégias de conversão
sistemas convencionais

Como Citar

Ayukawa, M. L., & Teixeira, L. H. dos S. (2009). As Estratégias Metodológicas de Conversão de Sistemas de Produção Convencional para Sistemas Orgânicos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7673

Resumo

Este trabalho é parte de um projeto de conversão de sistemas convencionais de produção agrícola para sistemas orgânicos desenvolvido pelo ICMBio, num convênio com S.A. Paulista e Vereda Consultoria, no entorno da Reserva Biológica do Tinguá, no estado do Rio de Janeiro. O objetivo foi fazer um diagnóstico utilizando entrevistas estruturadas e semi-estruturadas a um grupo de agricultores que fazem parte de uma colônia japonesa. Foram realizados levantamentos bibliográficos e reuniões participativas. Os dados definiram ações estratégicas para a conversão. Percebeu-se que os agricultores já haviam feito experiências com isolamento total das áreas para uso do sistema de produção orgânica. A falta de assistência técnica contribuiu para um resultado negativo desta experiência. O desenho das propriedades que utilizam o sistema convencional de produção, também teve influência para este resultado. Concluímos que a caracterização dos agricultores e dos sistemas de produção e a visibilidade de outros parâmetros de análise além dos econômicos são essenciais para que os agricultores caminhem em direção a processos de conversão e ao redesenho dos agroecossistemas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.