Preparado Homeopático de Calcário de Conchas no Manejo de Tripes, Thrips tabaci Lind., e Sua Relação com a Produtividade de Cebola em Sistema Orgânico.
PDF

Palavras-chave

inseto
Allium cepa
homeopatia
agricultura orgânica
agroecologia

Como Citar

Gonçalves, P. A. de S., Boff, P., & Boff, M. I. C. (2009). Preparado Homeopático de Calcário de Conchas no Manejo de Tripes, Thrips tabaci Lind., e Sua Relação com a Produtividade de Cebola em Sistema Orgânico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7672

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do preparado homeopático de calcário de conchas sobre a incidência de tripes, Thrips tabaci Lind., e produtividade da cultura da cebola em sistema de produção orgânico com redução de adubação fosfatada. O experimento com delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições e utilizando a cultivar de cebola Crioula Alto Vale Epagri 362, foi conduzido na área experimental da Estação Experimental da Epagri/Ituporanga, SC. Os tratamentos compostos pelo foram o preparado homeopático de calcário de conchas nas potências 6, 12 e 30CH (CH, diluição centesimal hahnemanniana) e testemunha sem aplicação. As potências do preparado homeopático e a incidência do número médio de ninfas/planta apresentou como modelo de ajuste uma equação cúbica, y = -0,0059x3 + 0,2407x2 - 2,0773x + 14,275, R2 = 0,64, e não influenciou as demais variáveis. A relação entre a incidência do inseto e produtividade não apresentou um modelo homogêneo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.