Aves e Mamíferos em Agroflorestas da Ecovila Goura Vrindávana, Situada na Zona de Entorno do Parque Nacional da Serra da Bocaina, Paraty - RJ
PDF

Palavras-chave

Ecologia de Comunidades
Manejo de Habitat
Fauna Silvestre
Agroflorestas
Unidades de Conservação

Como Citar

Moraes-Ornellas, V. S., & Ornellas, R. B. (2009). Aves e Mamíferos em Agroflorestas da Ecovila Goura Vrindávana, Situada na Zona de Entorno do Parque Nacional da Serra da Bocaina, Paraty - RJ. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7671

Resumo

Pesquisas demonstram que agroflorestas são importantes para atração e manutenção da fauna. Quando situados em entorno de unidades de conservação, os SAFs podem estender os habitats das áreas protegidas, minimizando conflitos entre a conservação das espécies e as populações humanas. O presente trabalho analisa a fauna de aves e mamíferos de um sistema silvibananeiro situado no entorno do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Foram identificadas 73 espécies de aves e 10 de mamíferos. As aves estiveram representadas por formas predominantemente florestais, havendo a ocorrência inclusive do pichochó (Sporophila frontalis), considerado vulnerável à extinção. Os mamíferos inventariados são formas freqüentes na floresta ombrófila densa submontana. Sugere-se que os sistemas silvibananeiros estejam contribuindo com a manutenção de uma parcela da fauna da região. No entanto, são necessários estudos quantitativos para se conhecer com precisão a relevância do ecossistema para os animais do Parque.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.