Qualidade e Conservação Pós-Colheita de Tomates Orgânicos Produzidos em Consórcio com Coentro sob Irrigação por Aspersão e Gotejamento
PDF

Palavras-chave

Solanum lycopersicum L.
Coriandrum sativum L
agroecologia

Como Citar

Souza, R. F. de, Marouelli, W. A., Botrel, N., & Abdala, R. P. (2009). Qualidade e Conservação Pós-Colheita de Tomates Orgânicos Produzidos em Consórcio com Coentro sob Irrigação por Aspersão e Gotejamento. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7670

Resumo

Avaliou-se o efeito da irrigação por aspersão e gotejamento e do cultivo solteiro e consorciado do tomateiro com coentro sobre a qualidade e conservação pós-colheita de frutos armazenados com e sem refrigeração. O estudo foi conduzido na Embrapa Hortaliças, DF, em sistema orgânico e o delineamento de campo foi blocos ao acaso, com três repetições e tratamentos dispostos em fatorial 2 x 2. Em três colheitas intermediárias dezoito frutos de cada parcela foram divididos em três lotes. O primeiro foi avaliado no dia seguinte da colheita e os outros lotes armazenados por oito dias em ambiente sem e com refrigeração. O fator forma de cultivo não influenciou nenhuma das variáveis avaliadas. O fator sistema de irrigação não teve efeito sobre a perda de massa, conservação, teor de sólidos solúveis totais e parâmetro de cor ho. Os tomates produzidos sob irrigação por aspersão apresentaram maior acidez, firmeza e parâmetro de cor L*, independente da condição em que os frutos foram armazenados.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.