Re-assentamento de agricultores através da produção animal agroecológica coletiva: Condomínio Agrovida de Laguna SC
PDF

Como Citar

Buss, C., Da Ros, J., Zilli, D., Assing, L., Oldra, A., da Ventura, G., & Schmitt, A. (2007). Re-assentamento de agricultores através da produção animal agroecológica coletiva: Condomínio Agrovida de Laguna SC. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7362

Resumo

O Projeto Ambiental Gaia Village de Garopaba tem uma parceria de muitos anos com o Grupo de Pastoreio Voisin-UFSC. A partir de 2005, iniciaram-se conversações para capacitar futuros beneficiários do Programa Terra Negra-MDA, no Gaia Village. Os capacitadores seriam EX-AGRICULTORES funcionários do Gaia Village e pequenos agricultores ARRENDATÁRIOS do entorno do Projeto. Estes ex-agricultores, enquanto capacitadores vislumbram a possibilidade de também serem beneficiários do credito fundiário. Após muitas reuniões, surgiu o sonho de uma possibilidade que sequer era imaginada, a compra de uma área para a produção coletiva. Com da área compra de forma coletiva, em janeiro de 2006, o CONDOMÍNIO torna-se realidade. O GPVoisin, envolvido no processo desde a sua gênese, foi responsável pela elaboração e implantação do projeto da Unidade Silvipastoril de Produção de Leite Agroecológico. Hoje o CONDOMINIO AGROVILA o apresenta um enorme potencial e já se mostra como uma referencia regional. A venda de leite, que é 20% da projetada, gera um faturamento mensal R$ 2.754,00. A produção de hortaliças orgânicas e a venda na ECOFEIRA da Lagoa da Conceição em Florianópolis e Garopaba, é a realização de um sonho que pode ser sonhado por muitos outros jovens.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.