Avaliação de substratos alternativos para produção de mudas de alface, beterraba e brócoli
PDF

Como Citar

COSTA, L. A. D. M., COSTA, M. S. S. D. M., MOURA, R. D., GIODA, M., & MACIEL, P. H. (2007). Avaliação de substratos alternativos para produção de mudas de alface, beterraba e brócoli. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7356

Resumo

a busca por alternativas que permitam uma maior economia ao produtor sem perda da qualidade do produto deve ser uma constante entre os pesquisadores das diversas áreas agrícolas. Os substratos alternativos também servem aos produtores orgânicos que poderão elaborá-los na propriedade atendendo dessa forma as exigências das certificadoras. Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de diferentes misturas de composto orgânico, areia, pó de rocha e casca de arroz carbonizada, totalizando 5 tratamentos comparados ao substrato comercial (testemunha), com quatro repetições. As espécies avaliadas foram alface, brócolis e beterraba.As avaliações efetuadas durante o período foram: índice de germinação e massa seca de parte aérea e raiz, aos 15 e 30 dias após a semeadura. De uma maneira geral, todos os substratos alternativos avaliados apresentaram resultados melhores do que o substrato comercial para todas as variáveis avaliadas, comprovando a eficiência destes na produção de mudas de qualidade, principalmente no sistema orgânico de produção.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.