ASSOCIAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE LÍQUIDO E FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS NO CONTROLE DO PULGÃO Aphis sp. EM ACEROLA (Malpighia glabra L.)
PDF

Como Citar

BARROS DE MEDEIROS, M., Batista Alves, S., Biaggioni Lopes, R., Oliveira Garcia, M., Motta Berzaghi, L., & da Silva Barbosa, A. (2007). ASSOCIAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE LÍQUIDO E FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS NO CONTROLE DO PULGÃO Aphis sp. EM ACEROLA (Malpighia glabra L.). Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7338

Resumo

O estudo foi realizado na produção do campo de Ganja Bela Vista, Indaiatuba-SP, Brasil, apontando avaliar o efeito do biofertilizante líquido e do fungo entomopatogênico de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae no controle do Aphis sp. da acerola. O ensaio foi conduzido em 107 plantas com 18 meses velho, usando os tratamentos seguir: 1) biofertilizante (esterco bovino fresco, leite, melaço de cana, micronutrientes frescos e água, fermentado por 30 dias) diluído em 10%; 2) BOVERIL PM® (B. bassiana 1.5 x 109) 5 kg/ha; METARRIL PM® (Metarhizium anisopliae) 5 kg/ha; 4) biofertilizante em 10% BOVERIL positivo PM® 5 kg/ha; 5) biofertilizante em 10% METARRIL positivo PM® 5 kg/ha e controle (água). Para estimar a população no começo do estudo, uma avaliação foi feita antes das aplicações. Após sete dias foi observado o número dos insetos nas primeiras cinco folhas, em 4 plantas selecionadas previamente. Foi usado uma escala com valores para o número avaliado de insetos/broto. As reduções causadas dos tratamentos 1.2.3.4 e 5 de 34.4%, de 60.23%, de 60.1%, de 43.7 e de 64.4%, respectivamente, compararam ao controle. Os resultados mostraram a eficiência de BOVERIL PM®, e METARRIL PM® sua associação com biofertilizante para controlar esta praga.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.