Desenho e implantação de um pomar conduzido em sistema agroflorestal (SAF) com espécies nativas do sul do Brasil
PDF

Como Citar

Kraemer, M. F. E., Menegon, L. L., & Benatto, L. (2007). Desenho e implantação de um pomar conduzido em sistema agroflorestal (SAF) com espécies nativas do sul do Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7261

Resumo

Sistemas Agroflorestais (SAF’s) são caracterizados por uma grande diversidade de espécies que cumprem variadas funções ecológicas e agronômicas. Neste sentido os SAF’s possibilitam a incorporação de áreas degradadas, não próprias aos cultivos agrícolas tradicionais ou áreas de preservação permanente ao sistema de familiar, contribuindo na diversificação da renda e na segurança alimentar. Apesar da importância destes sistemas, sua abordagem nos cursos de agronomia ainda é escassa ou mesmo inexistente. A proposta de um pomar com espécies nativas do sul do Brasil conduzido numa perspectiva de sistema agroflorestal tem como um dos objetivos trazer essa discussão para a Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. O planejamento, implantação e execução são feitos de forma participativa entre os integrantes do Grupo UVAIA (Uma Visão Agronômica com Ideal Agroecológico). Caracterizado como um projeto em longo prazo, o pomar aponta para um espaço de construção dinâmica, onde várias gerações de estudantes de Agronomia poderão contribuir.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.