Resumo
Este trabalho teve como objetivo caracterizar os atributos físicos e químicos dos solos de quatro barragens subterrâneas (BSs) em dois estados do Nordeste, visando o monitoramento de suas características para alimentar banco de dados sobre os solos onde estão sendo locadas as diversas barragens subterrâneas no Nordeste do Brasil. Os solos das barragens subterrâneas apresentaram alta densidade, maior percentual da fração areia e, conseqüentemente, baixa retenção de água. A fertilidade mostrou-se de baixa a média na maioria dos solos. O solo da barragem da Fazenda Várzea Queimada-BA, apresentou uma C.E. de 4,09 dSm-1 na camada de 0-20 cm de profundidade, o que indica problemas de salinidade.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.