Avaliação dos impactos da barragem subterrânea em duas propriedades de agricultura familiar agroecológica no sertão da Paraíba
PDF

Palavras-chave

agroecologia
agricultura familiar
sustentabilidade
captação e armazenamento de água de chuva

Como Citar

Moura Moreira, M., Herbênia Lima Cruz Santos, M., Camelo da Rocha, J., Barbosa Ferreira, G., Sonia Lopes da Silva, M., & Barbosa dos Anjos, J. (2007). Avaliação dos impactos da barragem subterrânea em duas propriedades de agricultura familiar agroecológica no sertão da Paraíba. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7156

Resumo

A barragem subterrânea surgiu como uma alternativa tecnológica que pode ser capaz de armazenar água da chuva e suprir as necessidades de água de uma propriedade rural. Foram realizados diversos estudos enfocando aspectos construtivos de BS’s têm sido levados a efeito, entretanto, estudos sobre o impacto das barragens nas propriedades rurais são ainda incipientes. Este trabalho teve por objetivo avaliar os impactos gerados pela BS, nos agroecossistemas de duas propriedades familiares, localizadas nos municípios de Lagoa Seca e Solânea, no estado da Paraíba. A barragem subterrânea pode proporcionar a diversidade produtiva dos sistemas, melhorando a alimentação, em termos de diversificação da dieta, aumentando a flexibilidade, a autonomia dos agricultores e a produtividade da unidade produtiva, com excedente comercializado ou destinado a alimentação animal. Estes fatores estão correlacionados ao regime de chuvas e a capacidade de armazenamento dos solos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.