Composição química de composto orgânico preparado com esterco de eqüino e leucena (Leucaena leucocephala Lam de Wit).
PDF

Como Citar

Junqueira Ayres, J., Teixeira, A. P. R., Dias, V. S., & Costa, C. V. A. (2008). Composição química de composto orgânico preparado com esterco de eqüino e leucena (Leucaena leucocephala Lam de Wit). Revista Brasileira De Agroecologia, 3(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7084

Resumo

A compostagem é um dos meios mais eficientes para a transformação dos resíduos vegetais e animais em produtos orgânicos utilizáveis na agricultura, constituindo alternativa para obtenção de insumos, reduzindo a utilização de fertilizantes químicos. Este trabalho foi conduzido na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, com o objetivo de avaliar a composição química do composto de esterco eqüino com leucena em diferentes proporções. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com 4 tratamentos e 6 repetições. Os tratamentos foram T1, Testemunha; esterco de eqüino puro, T2, 25kg de esterco de eqüino + 75kg de leucena; T3, 50kg de esterco de eqüino +50kg de leucena; T4, 75kg de esterco de eqüino + 25kg de leucena. Aos 67 após a montagem das pilhas de compostagem foram coletadas amostra dos compostos resultantes de cada tratamento, para análise da composição química; teores de Matéria Orgânica (M.O), pH, Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Hidrogênio e Alumínio (H+Al), Carbono e Nitrogênio. De acordo com resultados obtidos, os tratamentos diferem estatisticamente entre si, em relação aos parâmetros avaliados. Os resultados das análises demonstraram que o T4 (75kg de esterco de eqüino + 25kg de leucena) apresentou valores elevados em relação à testemunha, T1 nos teores de M.O (14,9%); P (857mg/dm3); e Mg (77,5mmol/dm3), associado a um pH de acidez baixa (6,5), resultando um composto de excelente qualidade. Todos os tratamentos apresentaram características químicas em níveis satisfatórios, em relação à fertilidade do solo, exigidos pela maioria das espécies cultivadas no Brasil. Palavras-chave: Composto. Leucena. Esterco eqüino.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.