Influência lunar nas práticas agrícolas da Aldeia Índígena Tupinambá de Serra do Padeiro, Buerarema – BA.
PDF

Como Citar

Marques, C. T. dos S., Gama, E. V. S., Carvalho, A. J. A. de, Silva, F., & Frias, M. T. (2007). Influência lunar nas práticas agrícolas da Aldeia Índígena Tupinambá de Serra do Padeiro, Buerarema – BA. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7049

Resumo

A Serra do Padeiro, território indígena Tupinambá, situa-se nos domínios da Mata Atlântica, na região de serras com satisfatória preservação de alguns recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi realizar o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), a fim de se investigar as práticas culturais da comunidade influenciadas pelo efeito lunar. Foi realizada uma oficina, que contou com a participação de 25 pessoas de ambos os sexos, composto por jovens, adultos e idosos que trabalham com a agricultura. Após o DRP as informações foram sistematizadas na forma de um calendário lunar agrícola da Aldeia Tupinambá de Serra do Padeiro. O complemento desse calendário se deu a partir de entrevistas com o pajé e pessoas indicadas pelo grupo como detentoras do conhecimento tradicional. Confirmou-se o reconhecimento do saber tradicional e cultural sobre a influência lunar nos cultivos dos índios da Aldeia Tupinambá de Serra do Padeiro, resultando na elaboração de um calendário lunar.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.