Aspectos biológicos de linhagens de Trichogramma sp. (Hymenoptera: Trichogrammatidae) coletadas a campo em ovos de Spodoptera frugiperda Smith na região oeste do Estado do Paraná
PDF

Como Citar

LOHMANN, T. R., PIETROWSKI, V., CORDEIRO, E. S., GRISA, S., & ECKSTEIN, B. (2007). Aspectos biológicos de linhagens de Trichogramma sp. (Hymenoptera: Trichogrammatidae) coletadas a campo em ovos de Spodoptera frugiperda Smith na região oeste do Estado do Paraná. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7040

Resumo

Parasitóides do gênero Trichogramma sp. são importantes e reconhecidos agentes de controle biológico em sistemas de produção agrícola. O presente trabalho teve por objetivo identificar linhagens de Trichogramma spp. que se desenvolvem naturalmente no campo em ovos de Spodoptera frugiperda (Smith). As linhagens coletadas foram designadas como E1, E3 e L6. Avaliou-se também a linhagem denominada L2, coletada em ovos de Heliothis sp. em tomate. Foram avaliados os seguintes parâmetros biológicos: número de ovos parasitados, porcentagem de emergência, proporção sexual e longevidade de machos e fêmeas. A linhagem L2 apresentou melhores resultados quanto ao número de ovos parasitados e maior proporção de fêmeas, porém a porcentagem de emergência foi a menor e não diferiu estatisticamente quanto à longevidade de machos e fêmeas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.