Seleção de isolados de Trichoderma spp. para controle de Sclerotium rolfsii em soja
PDF

Como Citar

LOHMANN, T. R., PAZUCH, D., STANGARLIN, J. R., SELZEIN, C., & NACKE, H. (2007). Seleção de isolados de Trichoderma spp. para controle de Sclerotium rolfsii em soja. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7038

Resumo

Trichoderma spp. é um fungo saprófita componente ativo da microflora do solo, que pode ser utilizado como agente de controle biológico. Este trabalho objetivou avaliar a eficácia de três isolados do fungo Trichoderma sp. contra o fungo de solo Sclerotium rolfsii que causa tombamento ou damping off em diversas culturas. Realizou-se a inoculação dos isolados em bandejas contendo sementes de soja em solo infestado com S. rolfsii, observando-se a incidência de damping-off para cada isolado comparando com a testemunha. Esta apresentou damping off de 92,5% sendo que os isolados I, II e III apresentaram 25%, 27,5% e 70%, respectivamente. Conclui-se, portanto, que os isolados de Trichoderma sp. são eficazes no controle destes fungos, sendo que os isolados I e II apresentaram os melhores resultados.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.