Efeito da casca de arroz no crescimento e reprodução de minhocas
PDF

Como Citar

Schiavon, G. de A., Schiedeck, G., Araújo, J. M. G., & Schwengber, J. E. (2007). Efeito da casca de arroz no crescimento e reprodução de minhocas. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7016

Resumo

O substrato de criação de minhocas, além do aspecto nutricional, deve propiciar uma condição física adequada para seu deslocamento e desenvolvimento. O trabalho foi realizado na Embrapa Clima Temperado, Estação Experimental Cascata, em Pelotas, RS, com o objetivo de avaliar o efeito da casca de arroz crua e carbonizada em mistura com esterco bovino sobre o crescimento e reprodução de minhocas Eisenia fetida Savigny. Foram usados vasos plásticos de 2 L com 300 g de substrato e introduzidas 10 minhocas adultas em cada vaso. Os tratamentos testados foram: esterco bovino misturado com casca de arroz crua e misturado com casca de arroz carbonizada, nas proporções de 25% e 50%, além da testemunha de apenas esterco bovino. Após 28 dias, as minhocas no tratamento com 25% de casca de arroz crua apresentaram o melhor desempenho quanto ao ganho de massa e sua produção de casulos foi equivalente a das minhocas da testemunha e superior a dos demais tratamentos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.