Estudo Comportamental da Formiga Cortadeira Acromyrmex spp. Submetida a Preparados Homeopáticos
PDF

Como Citar

Giesel, A., Boff, M. I. C., & Boff, P. (2007). Estudo Comportamental da Formiga Cortadeira Acromyrmex spp. Submetida a Preparados Homeopáticos. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7007

Resumo

Nos sistemas agrícolas, formigas do gênero Acromyrmex podem tornarem-se pragas importantes, requerendo intervenções freqüentes para o seu controle, normalmente realizado por iscas tóxicas de alto poder residual. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar o efeito de preparados homeopáticos na atividade total e forrageamento de Acromyrmex spp. Os tratamentos compreenderam aplicações diárias, durante 10 dias, na forma de spray de preparados homeopáticos na trigésima diluição centesimal hahnemanniana (30CH), obtidos da tintura-mãe do triturado e do macerado de formigas Acromyrmex spp, triturado e macerado do complexo fúngico de formigueiros e a homeopatia de Belladonna. Cada formigueiro constituia uma unidade experimental, com três repetições por tratamento. As avaliações da atividade das formigas foram realizadas antes de cada aplicação, e adicionalmente aos 30 dias após a última aplicação. O preparado de triturado de formiga, foi o mais eficiente na redução de forrageamento, seguido do preparado de macerado de formiga, destacando-se claramente da testemunha sem intervenção.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.