Influência dos extratos vegetais na qualidade sanitária e fisiológica de sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)
PDF

Como Citar

Piveta, G., Mieth, A. T., Pacheco, cleidionara, Hamann, F. A., Rodrigues, J., Muniz, M. F. B., & Blume, E. (2007). Influência dos extratos vegetais na qualidade sanitária e fisiológica de sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.). Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6998

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho foi de estudar a possível ação anti-fúngica de substâncias presentes nas folhas de hortelã e do cinamomo sobre a qualidade sanitária e fisiológica das sementes de Parapiptadenia rigida . Foi realizado o teste de sanidade pelo “Blotter test”, e a avaliação dos microorganismos presentes nas sementes foi realizado com auxílio de microscópio esterescópio e ótico. O teste de germinação foi composto de 4 repetições de 25 sementes, que foram postas sobre-papel umedecido com água destilada e colocadas em um regime de fotoperíodo de 12 horas a 25ºC. As plântulas foram classificadas como normais e anormais e as sementes como duras e mortas. Para avaliar o vigor, as plântulas normais foram medidas com auxílio de um escalímetro. Foram identificados os seguintes fungos: Penicillium spp., Rhizoctonia spp., Fusarium spp., Phoma spp. e Cladosporium spp.. O extrato de cinamomo em pó com concentração a 20% inibiu a ação de Rhizoctonia spp., Phoma spp. e Cladosporium spp..O extrato cinamomo com concentração a 30% controlou a incidência de Rhizoctonia spp. Não ocorreu diferença significativa no teste de germinação entre os diferentes extratos vegetais em estudo. Palavras-chave: espécies florestais, fungos patogênicos, controle alternativo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.