Avaliação de cultivares de feijão produzidos em sistema orgânico em Marechal Cândido Rondon e em São Miguel do Iguaçu na safra 2006/07
PDF

Como Citar

Gheller, J. L., Tsutsumi, C. Y., Höring, C. F., & Wagatsuma, E. (2007). Avaliação de cultivares de feijão produzidos em sistema orgânico em Marechal Cândido Rondon e em São Miguel do Iguaçu na safra 2006/07. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6972

Resumo

Resumo: O feijão, alimento básico do povo brasileiro e de grande parte da América Latina, apresenta uma taxa de utilização de sementes melhoradas muito baixa. O Brasil é um grande produtor e consumidor de vários tipos de feijão, o qual varia conforme a região. Este trabalho tem como objetivo avaliar cultivares de feijão no sistema de cultivo orgânico nos municípios de Marechal Cândido Rondon e São Miguel do Iguaçu - PR. O material genético utilizado no trabalho constou de 10 cultivares de feijão. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com quatro repetições. A parcela experimental foi constituída por seis fileiras espaçadas 0,50 m com 5 metros de comprimento, onde serão avaliadas as quatro fileiras centrais menos 0,5 m iniciais e finais de cada fileira. As sementes de feijão foram semeadas e raleadas a um espaçamento de 20 plantas por metro linear. Entre as cultivares avaliadas em sistema orgânico, Feijão Preto 60 dias (1), do grupo Preto, e IAPAR 31, do grupo chumbinho, foram consideradas as mais promissoras. Palavras-chave: Phaseolus vulgaris, agricultura familiar, Oeste do Paraná.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.