Resumo
O Cerrado apresenta uma diversidade de espécies com potencial de exploração, dentre estas o coquinho-azedo, Butia capitata (Mart) Becc, destaca-se pela sua importância socioeconômica e ambiental. No entanto, a germinação do coquinho é lenta e desuniforme, tal fator associado à carência de estudos científicos, limita a utilização da espécie. Um dos fatores que interferem significativamente na germinação de uma espécie é a viabilidade dos embriões. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo estabelecer um padrão de aplicação do tetrazólio, visando propiciar uma metodologia eficiente para analisar a viabilidade das sementes de coquinho-azedo. Para tanto, foram avaliados três métodos de preparo das sementes (endosperma, secção longitudinal do endosperma e extração do embrião) sobre três concentrações da solução de tetrazólio (1,0%; 0,5% e 1,0%) e três períodos diferenciados de embebição (2, 4 e 6 horas) na ausência de luz a uma temperatura ambiente. Pelos resultados, verificou-se que a extração do embrião e posterior embebição em solução de tetrazólio a uma concentração de 0,5% por um período de quatro horas permitiu a melhor visualização da coloração dos tecidos.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.