Elaboração da Metodologia de Aplicação do Teste de Tetrazólio para Avaliação da Viabilidade das Sementes de Coquinho-azedo
PDF

Como Citar

Fernandes, R. C., Magalhães, H. M., Lopes, P. S. N., Júnior, D. B. da S., Fernandes, R. C., Gomes, J. A. de O., Paulino, M. A. de O., & Carneiro, P. A. P. (2007). Elaboração da Metodologia de Aplicação do Teste de Tetrazólio para Avaliação da Viabilidade das Sementes de Coquinho-azedo. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6971

Resumo

O Cerrado apresenta uma diversidade de espécies com potencial de exploração, dentre estas o coquinho-azedo, Butia capitata (Mart) Becc, destaca-se pela sua importância socioeconômica e ambiental. No entanto, a germinação do coquinho é lenta e desuniforme, tal fator associado à carência de estudos científicos, limita a utilização da espécie. Um dos fatores que interferem significativamente na germinação de uma espécie é a viabilidade dos embriões. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo estabelecer um padrão de aplicação do tetrazólio, visando propiciar uma metodologia eficiente para analisar a viabilidade das sementes de coquinho-azedo. Para tanto, foram avaliados três métodos de preparo das sementes (endosperma, secção longitudinal do endosperma e extração do embrião) sobre três concentrações da solução de tetrazólio (1,0%; 0,5% e 1,0%) e três períodos diferenciados de embebição (2, 4 e 6 horas) na ausência de luz a uma temperatura ambiente. Pelos resultados, verificou-se que a extração do embrião e posterior embebição em solução de tetrazólio a uma concentração de 0,5% por um período de quatro horas permitiu a melhor visualização da coloração dos tecidos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.