Transição agroecológica de horticultores familiares orgânicos e em conversão na região serrana fluminense
PDF

Como Citar

Souza, J. R. de, Assis, R. L. de, Guerra, J. G. M., Nobre, A. de A., Soares, J. P. G., & Leite, R. G. (2007). Transição agroecológica de horticultores familiares orgânicos e em conversão na região serrana fluminense. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6960

Resumo

Através de ação integrada entre a Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do Rio Preto (Horta Orgânica) e a Embrapa Agrobiologia, implantou-se um programa de experimentação agrícola participativa na perspectiva de uma transição agroecológica. Destaca-se a discussão dos sistemas de produção visando a possível inserção nestes da adubação verde, bem como da atividade de produção animal. Para minimizar a dependência em relação a insumos externos a unidade de produção, a associação entre as produções animal e vegetal tem sido mais facilmente percebida pelos agricultores como alternativa viável. Em relação a adubação verde verifica-se a necessidade de buscar alternativas que minimizem a demanda desta prática por espaços exclusivos para pré-cultivo, inserindo-a nos sistemas de produção preferencialmente através de consórcios com os cultivos de olerícolas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.